Postado por Juliana Normando em 04/set/2018 - Sem Comentários
A produção industrial cresceu em 13,1% em junho de 2018, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE. Nesse cenário que parece ter começado a reverter a crise, o Brasil ocupa o décimo quinto lugar na escala global de países mais industrializados. Porém, esse universo é extremamente volátil e para continuar crescendo é necessário buscar melhorias contínuas para garantir redução de custos, aumento da produtividade, melhoria na qualidade dos produtos e otimização dos fluxos de produção.
Existem várias metodologias de gestão que foram criadas ao longo dos anos e muitos empresários ainda não sabem quais as melhores práticas que devem ser aplicadas para melhorar os seus resultados. Por isso, separamos os principais métodos de produção industrial desenvolvidos ao longo da história centenária da administração de empresas, que você não pode ignorar no seu negócio:
Foi desenvolvido em 1924 pelo físico norte-americano, Walter Andrew Shewhart, para solucionar problemas de uma gestão em quatro etapas:
Foi criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial e é um dos métodos mais utilizados até hoje em diversos segmentos que buscam o aumento da competitividade no mercado. Seus conceitos foram aplicados no Sistema Toyota de Produção (TPS) que se tornou o principal exemplo de empresa de produção enxuta no mundo.
O principal objetivo desse método é aumentar a produtividade, eliminando os processos e atividades que não agregam valor ao cliente. Ou seja, a produção enxuta vai reduzir os desperdícios desde o transporte, até o inventário, movimentação, espera, produção e no processamento excessivo.
Como a proposta desse método é uma mudança de mentalidade, a filosofia dessa gestão é voltada totalmente para a empresa/produto de acordo com a satisfação do cliente. Por isso, para ter sucesso na manufatura enxuta, é preciso que essa mentalidade seja aplicada em todas as áreas da sua empresa. E para isso ocorrer, você vai precisar adotar o método Kaisen, juntamente com o Just in Time (JIT), Total Quality Management (TQM) e Total Productive Maintenance (TPM).
Foi criado em 1960 e vai na contramão do pensamento do Fordismo (produção em massa) porque a ideia é reduzir o estoque e garantir maior diversificação dos produtos, de acordo com a necessidade específica do cliente. Uma das principais características desse sistema é reduzir a mão-de-obra, os equipamentos e as matérias-primas.
Foi criado em 1961 e pode ser utilizadas em diversos métodos, não apenas no Lean Manufacturing. O objetivo dessa prática é focar no cliente para melhorar a empresa desde a liderança, engajamento da equipe, abordagem dos processos e influenciar na tomada de decisões, a partir de evidências na gestão de relacionamentos
Usado para garantir a estabilidade do sistema enxuto (Lean Manufacturing), a partir da identificação de possíveis perdas no processo produtivo e administrativo. Para garantir a qualidade e os custos competitivos no mercado, o método utiliza oito pilares de sustentação como forma de estratégia, sendo elas: Manutenção autônoma, manutenção planejada, manutenção de qualidade, melhorias específicas, controle inicial, treinamento, segurança e meio ambiente e TPM administrativo.
É um conjunto de práticas de gerenciamento empresarial, desenvolvidas pela Motorola na década de 1980, para corrigir os defeitos nos processo das empresas por meio de cortes de custos desnecessários. O principal objetivo desse método é otimizar as operações para aumentar as margens de lucro da empresa.
Para planejar e executar o método é preciso realizar cinco etapas:
Foi desenvolvida pelo D. Yoji Akao para estabelecer um sistema administrativo mais flexível, por meio de estratégias, em um curto período de tempo, para controlar a qualidade de todas as atividades de uma empresa. O objetivo desse método é buscar formas de sobrevivência de uma empresa e estabelecer direções de gerenciamento interfuncional e funcional.
Cuida da solução dos principais problemas da administração, para garantir o futuro da organização.
Manutenção e melhoria contínuas das operações diárias de uma empresa. Trata os aspectos básicos de operações com a prática de gestão de qualidade.
A técnica de medição e gestão do desempenho de uma organização foi desenvolvida em 1992 pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton, para implementar internamente das empresas a satisfação final do cliente. O método leva em consideração os aspectos financeiros, processos internos, clientes, aprendizado e crescimento organizacional, para servir de solução e garantia do sucesso de um negócio.
Para aplicar o método é preciso realizar um mapa estratégico, traçando os objetivos da empresa, indicando como o processo será acompanhado e medido, quais as metas que serão atingidas e os planos de ação para que todos os problemas sejam solucionados.
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https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard
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http://www.blogdaqualidade.com.br/sistema-opt-optimized-production-tecnology/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Seis_Sigma
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