Logotipo SENAI Empresa

Programa SENAI Ecoeficiência

Sua empresa mais ecoeficiente e rentável

Programa SENAI Ecoeficiência

O Programa SENAI de Ecoeficiência avalia o desempenho ambiental das indústrias com a concessão de um selo ambiental adotado voluntariamente como instrumento de gestão ambiental. O selo ambiental do PSE classifica, por meio de avaliações com critérios objetivos, organizações que contribuem com a manutenção da qualidade ambiental.

Os critérios de avaliação utilizados consideraram o agrupamento de indicadores de desempenho ambiental abrangentes, consagrados e que pudessem ser utilizados para a classificação do desempenho ambiental das indústrias do estado de Mato Grosso do Sul. Dessa forma, utilizou-se a família ISO 14000 (ISO 14001, 14004, 14031…), indicadores de relatórios atestados pelo Global Reporting Initiative (GRI) e critérios da Produção Mais Limpa (PmaisL), como o aplicado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM).

Histórico

A avaliação dos critérios e métodos utilizados no PSE ocorre periodicamente. As atualizações ocorrem principalmente da aplicação do programa nos diferentes segmentos industriais e articulação com os principais stakeholders (empresários e Governo). A avaliação periódica garante que este projeto pioneiro seja aplicável e promova melhorias nos mais diversos processos industriais. Atualmente, o projeto está na 4ª versão.

Histórico PSE Selos

Etapas – 4ª edição

O desenvolvimento das cinco etapas de obtenção do selo utilizou como base o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), que envolve planejamento, execução, análise e ação.

1  Adesão

Na etapa de Adesão é realizado um Workshop para esclarecer todos os critérios do PSE. O estabelecimento industrial que desejar fazer a adesão deverá preencher o Cadastro, além de apresentar documentação complementar. Após avaliação cadastral, o estabelecimento industrial assina documentos onde compromete-se em desenvolver as atividades previstas e assumir seus custos. A equipe técnica do SENAI assina um termo garantindo a confidencialidade de todo processo.

2  Habilitação

Na Habilitação é avaliado o atendimento a alguns aspectos legais pertinentes às questões ambientais (Licenças Ambientais e Cadastros nos órgãos ambientais). Caso haja pendências, haverá classificação de grau de não-conformidade. A avaliação dos consultores resultará em um parecer atestando que o estabelecimento está:
Habilitado: quando atender de modo conforme os critérios. O estabelecimento industrial que apresentar pendências deverá executar um plano de correções com prazo determinado.
Não Habilitado: quando não atender de modo conforme os critérios.

3  Avaliação da Gestão Ambiental

Nessa etapa, o SENAI realiza visitas e avalia o estabelecimento industrial utilizando como critério Indicadores de Desempenho Ambiental relacionados ao sistema de gestão ambiental e os aspectos ambientais pertinentes. O PSE possui atualmente 35 Indicadores de Desempenho Ambiental divididos em Gerenciais (9) e Operacionais (26). Após a visita, é entregue relatório técnico identificando as boas práticas e não conformidades.

4  Cálculo do Selo Ambiental

Cada indicador terá uma pontuação e de acordo com esta pontuação é calculado o valor do Desempenho Ambiental, com peso diferente para os indicadores gerenciais e operacionais. O Selo Ambiental possui cinco categorias:

Selos PSE

5  Implementação pela Empresa das Ações PSE

Após a entrega do relatório com as contatações, é realizada uma pactuação de metas para cada indicador aplicável ao processo industrial, para que o empreendimento possa percorrer a melhoria do processo. O tempo para execução é de até doze meses a partir da entrega do Certificada do Selo Ambiental. Depois deste período, o estabelecimento poderá entrar em novo ciclo do Programa, percorrendo as cinco etapas novamente com objeto na melhoria contínua.

Vantagens

Conhecendo o seu desempenho ambiental a indústria pode identificar oportunidades de gerenciar de forma mais eficaz matéria prima, água, efluente, energia, resíduos e emissões atmosféricas. Além disso, os selos conquistados pelas indústrias demonstram à sociedade o comprometimento do estabelecimento industrial com a melhoria nos aspectos ambientais. Os selos ambientais também podem agregar valor às estratégias mercadológicas do estabelecimento industrial, evidenciando os valores intrínsecos à gestão ambiental.
A participação no PSE e conquista do selo ambiental podem promover:

  • Antecipação a regulamentações governamentais futuras;
  • Diferenciação das demais empresas pela demanda de mercado;
  • Gerenciamento eficaz dos aspectos ambientais;
  • Ampliação e estímulo das boas práticas ambientais.

Solicite uma visita

Tem interesse? Solicite-nos uma visita através do formulário abaixo deixando seus dados para retorno.

    logotipo SENAI/MS