Logotipo SENAI Empresa

As 5 metodologias de gestão que nenhuma indústria pode se dar ao luxo de ignorar

Postado por Juliana Normando em 04/set/2018 - Sem Comentários

A produção industrial cresceu em 13,1% em junho de 2018, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE. Nesse cenário que parece ter começado a reverter a crise, o Brasil ocupa o décimo quinto lugar na escala global de países mais industrializados. Porém, esse universo é extremamente volátil e para continuar crescendo é necessário buscar melhorias contínuas para garantir redução de custos, aumento da produtividade, melhoria na qualidade dos produtos e otimização dos fluxos de produção.

Existem várias metodologias de gestão que foram criadas ao longo dos anos e muitos empresários ainda não sabem quais as melhores práticas que devem ser aplicadas para melhorar os seus resultados. Por isso, separamos os principais métodos de produção industrial desenvolvidos ao longo da história centenária da administração de empresas,  que você não pode ignorar no seu negócio:

Controle Estático de Qualidade (PDCA)

Foi desenvolvido em 1924 pelo físico norte-americano, Walter Andrew Shewhart, para solucionar problemas de uma gestão em quatro etapas:

  • Plan (planejar): O primeiro passo é estabelecer objetivos e processos a partir do levantamento e análise de dados, definir metas e quais os métodos que serão realizados para obter o resultado desejado.
  • Do (executar): Identificar o problema que será solucionado, apresentar para a equipe responsável e dar o treinamento necessário, além de formas de execução práticas a fim de diminuir o tempo de resolução do problema.
  • Check (verificar): Sequência de verificação para controlar a fase anterior (de execução) e posteriormente pode ser usado para uma análise comparativa com a solução do mesmo problema. O relatório pode conter o planejamento de toda a execução e o que realmente está sendo seguido, quais as metas esperadas e quais foram atendidas.
  • Act (agir): A análise final para verificar se houve desvio ou não do que foi planejado e se a meta foi atingida. A partir dessa verificação, você consegue começar um novo ciclo, caso o problema não tenha sido solucionado.

Lean Manufacturing – “Manufatura Enxuta”

Foi criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial e é um dos métodos mais utilizados até hoje em diversos segmentos que buscam o aumento da competitividade no mercado. Seus conceitos foram aplicados no Sistema Toyota de Produção (TPS) que se tornou o principal exemplo de empresa de produção enxuta no mundo.

O principal objetivo desse método é aumentar a produtividade, eliminando os processos e atividades que não agregam valor ao cliente. Ou seja, a produção enxuta vai reduzir os desperdícios desde o transporte, até o inventário, movimentação, espera, produção e no processamento excessivo.

Como a proposta desse método é uma mudança de mentalidade, a filosofia dessa gestão é voltada totalmente para a empresa/produto de acordo com a satisfação do cliente. Por isso, para ter sucesso na manufatura enxuta, é preciso que essa mentalidade seja aplicada em todas as áreas da sua empresa. E para isso ocorrer, você vai precisar adotar o método Kaisen, juntamente com o Just in Time (JIT), Total Quality Management (TQM) e Total Productive Maintenance (TPM).

  • Just in time (JIT) – “Momento certo”

Foi criado em 1960 e vai na contramão do pensamento do Fordismo (produção em massa) porque a ideia é reduzir o estoque e garantir maior diversificação dos produtos, de acordo com a necessidade específica do cliente. Uma das principais características desse sistema é reduzir a mão-de-obra, os equipamentos e as matérias-primas.

  • Total Quality Management (TQM) – “Gestão de Qualidade”

Foi criado em 1961 e pode ser utilizadas em diversos métodos, não apenas no Lean Manufacturing. O objetivo dessa prática é focar no cliente para melhorar a empresa desde a liderança, engajamento da equipe, abordagem dos processos e influenciar na tomada de decisões, a partir de evidências na gestão de relacionamentos

  • Total Productive Maintenance (TPM) – “Manutenção Produtiva Total”

Usado para garantir a estabilidade do sistema enxuto (Lean Manufacturing), a partir da identificação de possíveis perdas no processo produtivo e administrativo. Para garantir a qualidade e os custos competitivos no mercado, o método utiliza oito pilares de sustentação como forma de estratégia, sendo elas: Manutenção autônoma, manutenção planejada, manutenção de qualidade, melhorias específicas, controle inicial, treinamento, segurança e meio ambiente e TPM administrativo.

Six Sigma – “Seis Sigma”

É um conjunto de práticas de gerenciamento empresarial, desenvolvidas pela Motorola na década de 1980, para corrigir os defeitos nos processo das empresas por meio de cortes de custos desnecessários. O principal objetivo desse método é otimizar as operações para aumentar as margens de lucro da empresa.

Para planejar e executar o método é preciso realizar cinco etapas:

  • Definir as principais necessidades da empresa
  • Mensurar e avaliar o desempenho dos processos
  • Analisar os dados coletados para identificar problemas nos processos e o que é possível fazer para melhorá-los
  • Otimizar os processos, implementando as soluções de correção ou de prevenção
  • Acompanhar e controlar a curto, médio e longo prazo o desempenho dos processos, para ser capaz de apontar possíveis melhorias

Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD)

Foi desenvolvida pelo D. Yoji Akao para estabelecer um sistema administrativo mais flexível, por meio de estratégias, em um curto período de tempo, para controlar a qualidade de todas as atividades de uma empresa. O objetivo desse método é buscar formas de sobrevivência de uma empresa e estabelecer direções de gerenciamento interfuncional e funcional.

  • Gerenciamento interfuncional

Cuida da solução dos principais problemas da administração, para garantir o futuro da organização.

  • Gerenciamento Funcional

Manutenção e melhoria contínuas das operações diárias de uma empresa. Trata os aspectos básicos de operações com a prática de gestão de qualidade.

Balanced Scorecard (BSC) – “Indicadores Balanceados de Desempenho”

A técnica de medição e gestão do desempenho de uma organização foi desenvolvida em 1992 pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton, para implementar internamente das empresas a satisfação final do cliente. O método leva em consideração os aspectos financeiros, processos internos, clientes, aprendizado e crescimento organizacional, para servir de solução e garantia do sucesso de um negócio.

Para aplicar o método é preciso realizar um mapa estratégico, traçando os objetivos da empresa, indicando como o processo será acompanhado e medido, quais as metas que serão atingidas e os planos de ação para que todos os problemas sejam solucionados.

________________________________________________________________________

E aí, curtiu?

Preparamos este material exclusivamente para você que está em busca de mais informações sobre gestão industrial ou pretende iniciar uma trajetória profissional na área. Nós do Senai MS, vamos te atualizar sobre este universo sempre que possível. Aproveita e dá já uma olhada nos nossos cursos e encontre a oportunidade dos seus sonhos!

 

FONTES

https://br.advfn.com/indicadores/industria/brasil 

https://br.advfn.com/indicadores/industria/brasil/2017 

https://br.advfn.com/indicadores/industria/brasil/2018 

https://vanzolini.org.br/estudos-e-projetos/gestao-industrial/ 

https://gestaoindustrial.com/ 

https://pmkb.com.br/artigos/seis-boas-praticas-de-gestao-industrial-para-melhoria-da-qualidade/ 

http://blog.pollonconsultoria.com.br/5-tecnicas-para-implantar-um-sistema-de-gestao-da-qualidade/

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-industria-contemporanea-no-brasil.htm 

https://pt.slideshare.net/amattos76/gestao-da-produao 

https://www.lean.org.br/perguntas_frequentes.aspx 

https://www.citisystems.com.br/o-que-e-tpm/ 

http://www.dclick.com.br/2010/10/06/gestao-de-qualidade-ciclo-pdca/ 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard 

http://profamarins.blogspot.com/2016/10/gerenciamento-pelas-diretrizes-gpd.html

http://www.blogdaqualidade.com.br/sistema-opt-optimized-production-tecnology/ 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Seis_Sigma 

https://www.siteware.com.br/processos/o-que-e-lean-manufacturing/ 


logotipo SENAI/MS