O atendimento tem por objetivo dar suporte técnico para a adequação das máquinas e equipamentos às exigências da Norma Regulamentadora N° 12 (NR-12) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), direcionando ações para a minimização dos riscos e a maior proteção da integridade física dos trabalhadores no desempenho de suas atividades. Para tanto, serão desenvolvidos os seguintes estudos:
A avaliação de riscos de uma instalação industrial é um estudo técnico que tem por objetivo mapear os riscos, vulnerabilidades e pontos críticos existentes relacionados à segurança do trabalho, que possam vir a gerar não-conformidades perante as normas vigentes e/ou bem-estar nas atividades associadas.
Este estudo identifica os riscos existentes e os quantifica segundo metodologia de análise de riscos. Em complemento, é categorizado o sistema de segurança da máquina e iniciados estudos para a mitigação dos riscos identificados (Apreciação de riscos).
Trata-se de um estudo técnico que contém o detalhamento e as sugestões de adequação das máquinas e equipamentos, utilizando como referência a Norma Reguladora Nº 12 do MTE (NR-12). O documento entregue serve de referência para o processo de execução das adequações.
A metodologia utilizada para a elaboração deste estudo está alinhada com as exigências da NR-12, no que diz respeito a identificação dos riscos e sua mitigação.
O reconhecimento das máquinas e equipamentos será realizado com base no acompanhamento das máquinas em funcionamento e verificando-se, entre outros, os seguintes aspectos:
O Relatório Técnico de Avaliação de Conformidade e apreciação dos riscos é composto pelas seguintes informações:
O item 12.153 da NR-12 exige a elaboração e manutenção de inventário atualizado das máquinas e equipamentos, com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança e localização em planta baixa.
A metodologia utilizada baseia-se na identificação e análise da severidade do dano e da probabilidade de ocorrência do dano identificado, relacionado com a operação ou instalação das maquinas em análise, incluindo processos de manutenção, ajustes e limpeza, se necessários.
Serão aplicados os princípios estabelecidos pela NBR ISO 12100:2013 – Segurança de máquinas – Princípios gerais de projeto – Apreciação e redução de riscos. Ela especifica a terminologia básica, princípios e metodologias para se obter condição de segurança no projeto de máquinas, além dos princípios da avaliação de risco e redução dos mesmos. Estes princípios são baseados no conhecimento e na experiência do projeto, na utilização, nos acidentes e riscos associados às máquinas.
Os documentos técnicos elaborados neste atendimento consultivo, não substituem as responsabilidades técnicas inerentes à máquina quanto a instalação, manutenção, conservação e/ou utilização.
Tem interesse? Solicite-nos uma visita através do formulário abaixo deixando seus dados para retorno.